13/10/2011

12 de Outubro Dia de Maria. Da minha Maria

Ontem 12 de outubro foi dia de Maria.
Minha segunda Maria nasceu em pleno feriado.
Dia das crianças e quem ganhou presente fui eu,a mãe.
Há trinta anos!
O tempo passou, Maria cresceu e eu nem vi.
Olho pra ela e tudo que vejo é uma bonequinha linda que encheu minha vida de risos.
Fica linda de azul.
Gosta de escrever, como eu.
Nunca ouço Maria cantar.
Apenas em criança segurava uma escova de cabelos fingindo ser um microfone.
Adora música, mas não canta mais.
Preciso perguntar por que.
Quando estou feliz, e estou sempre,canto.
Gostaria que Maria cantasse.

05/10/2011

Deus me deu três pais chamados João.

O primeiro, foi o João que num encontro com minha mãe, contribuiu fisicamente para que eu existisse. Nunca soube quando ele nasceu. Só me viu uma vez na vida, já crescida e morreu sem saber nada de mim. Nunca ouviu meu choro, nem minha risada. Nunca me ouviu cantar. Nunca soube que minha cor predileta é o azul. Nem que eu gosto de falar inglês. Nunca conheceu minha família. Se foi sem deixar saudades. Não teve chance de marcar minha existência.
O segundo João, nascido a três de outubro, me viu nascer, me alimentou, me sentava na taipa do fogão de madrugada enquanto preparava o almoço que comeria mais tarde no trabalho. Ensinou-me a comer feijão pagão, coisa que até hoje me enche a boca d’água só de pensar. Acompanhou-me ao altar, chamou minhas filhas de netas. Ensinou-me a gostar de moda de viola mesmo sem nunca ter tocado nada. Era quieto, de pouca fala. Aceitou-me e nunca me ficou claro se sabia ou não que não era meu pai verdadeiro. Para ele isso não era importante. Assim como em todas as questões que eu sempre achei que seriam vitais, isso para ele era indiferente. Seco. Era assim que ele era. Acredito que tenha sido meu pai para não perder minha mãe.
O terceiro João nascido a quatro de outubro apareceu trazido por uma irmã. Nunca quis realmente ser meu pai, mas me deixou ficar, o que pra mim é importantíssimo, por que esse, eu escolhi. Assim como escolhi todo o pacote que o acompanhou.
Uma enorme e linda família que eu amo!

Esse, quando se for, vai deixar MUUUUIIIITTTAAA saudade.
Te amo Seu João.